Você conhece a logo da Copa do Mundo de 2018?


FIFA apresenta identidade visual para o Mundial de 2018, na Rússia.
 
Todos prontos para o próximo Mundial?
 
Pois apesar de parecer estar longe e de todas as questões políticas envolvendo o país sede, o evento que ocorrerá na Rússia em 2018 já tem identidade visual, que foi apresentada por astronautas russos em missão no espaço.
 
O projeto começou em 2013 com uma concorrência entre várias agências, sendo a escolhida a portuguesa Brandia Central.
 
Utilizar a silhueta do troféu, como ocorreu na edição deste ano, fazia parte do briefing, além de refletir a essência russa, que foi transmitida a partir da “rica tradição artística e a história de inovação do país, especialmente em relação à corrida espacial”, segundo divulgação oficial.
 
A opção aprovada mistura uma série de ícones do país: os ovos Fabergé, a praça vermelha e a Catedral de Saint Brasil, por exemplo.
 
“O emblema mistura atributos únicos da Copa do Mundo da FIFA e da Rússia como país anfitrião. Une mágica e sonho, já que a Copa será para milhões de fãs em 2018″, comentou Joseph Blatter, presidente da FIFA.
 
Segundo a Brandia Central, um profundo estudo foi feito para identificar elementos que representassem o espírito russo, sua arte, arquitetura e história, por isso também a escolha de uma tipografia bem ritmada, com alternância de traços finos e mais grossos.
 
Apesar de não termos muitas aplicações para analisarmos melhor a identidade visual, o pattern acima é uma boa amostra de como vários ícones da cultura russa serão utilizados na comunição.