Qual a linguagem do meu público?


Cada ramo de negócio, norteado pelo seu público-alvo, tem uma linguagem específica. Você não fala para os adolescentes da mesma forma que fala para proprietários de grandes empresas; assim como você não fala com sua mãe da mesma maneira que fala com seu irmão mais novo. A menos que você seja mal-educado. Ou rebelde.
 
Discussões familiares à parte, a cada novo cliente que se ganha, é preciso um estudo minucioso sobre ele: seu ramo, suas expectativas, suas ações atuais, seus objetivos. É um tempo precioso e imprescindível para acertar com o cliente e garantir os resultados para ele.
 
Para atingir, de forma eficaz, cada público, a empresa precisa conhecer o consumidor final. O primeiro passo pode ser, por exemplo, uma pesquisa in loco desse nicho: quais os gostos, as necessidades, os anseios dessas pessoas. Depois, é preciso saber como falar com eles: é aqui que o bicho pega.
 
Se o público-alvo do seu negócio são médicos que possuem clínicas, você vai selecionar seu conteúdo e linguagem. Ela precisa ser mais séria, mas também humana. Se o público, por outro lado, for escritórios de contabilidade, você vai poder abusar de terminologias técnicas. No entanto, se seu público for constituído por mães, meu caro, abuse da emoção.
 
Quanto mais você se aproximar do público, maiores (e infinitas) serão as chances de você obter bons resultados. E quando falo em linguagem, não me limito, aqui, em falar do texto, mas também da imagem, das cores; ou seja, da comunicação como um todo. Porque, vamos combinar: de nada adianta seu texto ser bem escrito, mas a sua imagem destoar completamente dele.
 
Reitero o que disse anteriormente: só é possível saber a linguagem do consumidor final se, no começo, você se debruçar incansavelmente sobre o ramo de negócio da empresa. No fim das contas, tudo se resume a planejar, executar, rever. Incansável e infinitamente. Porque você pode até saber o que quer falar, mas se você não souber como falar, meu amigo, você não terá bons resultados.
 
Reúna-se com sua equipe e trace o perfil dos consumidores, vá até eles, pergunte, questione, saiba, fale com eles: só assim – e trabalhando constantemente nisso – você conhecerá, abordará e trará resultados eficazes para o cliente (e para a sua empresa também).

Adaptado de: 
http://vitaminapublicitaria.com.br/