Os banners e a relação com o Merchandising


Mediante a crescente busca pela conquista de espaço na preferência do consumidor, as ações focadas no PDV vêm se tornando estratégicas para a consolidação da venda. O resultado deste trabalho depende, basicamente, de como o produto é apresentado e exposto no ponto de venda.
 
As principais vantagens de trabalhar com ações de merchandising são: 
 
Fortalecimento da marca
Atrair a atenção do cliente 
Incentivar a compra por impulso
• Excelente ferramenta promocional
 
O merchandising, ação ou material promocional contribui para o posicionamento e exposição de produtos e devem ser apoiados por materiais como banners, adesivos e wobblers, por exemplo, e assim reforçar a mensagem publicitária das demais ações.
 
De acordo com o POPAI BRASIL - associação sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento das atividades do marketing no varejo, 81% das decisões de compra ocorre no ponto de venda.
 
Materiais como banners e adesivos também podem ser utilizados em feiras e eventos, campanhas de endomarketing, sinalização interna, entre outros.
 
Os banners são peças impressas em material rígido ou flexível, sendo mais popular em lona, com acabamento em bastão, ponteiras e cordão para fixação vertical. 
 
Os modelos em lona são caracterizados por lona brilho ou fosca:
 
- Lona brilho: é o modelo mais popular e possui grande reflexão de luz. Por este motivo é recomendado para locais abertos e onde não há a necessidade registro em fotos ou vídeo.
 
- Lona fosca: a lona fosca é recomendada para ambientes internos, com muita incisão de luz ou quanto há a necessidade de registro em foto em vídeo. Normalmente é utilizada para fundos de palco ou gravações, já que não reflete a luz, mas mantém a qualidade da impressão, principalmente das cores.
 
Os banners em lona devem ser mantidos sempre abertos para não criar marcas no material.
 
O modelo em tecido, apesar de pouco utilizado, é caracterizado pela qualidade das cores é a opção predileta das grandes marcas. Normalmente impresso em microfibra, este material pode ser utilizado para ambientes internos e externos, não reflete luz, não amassa, facilitando a armazenagem e não retém água.
 
É considerado mais sofisticado que o banner em lona, principalmente pelo seu acabamento mais delicado.