A importância do planejamento para uma marca forte


Muitos empresários iniciantes e até mesmo experientes começam um negócio fazendo pesquisas de mercado, levantamento de custos, planos de captação e distribuição de produtos, e muitos destes profissionais, até se preocupam com a promoção de sua empresa, mas… infelizmente uma grande maioria não pensa na identidade que o seu negócio deve ter. Não pensam na concepção de uma marca forte, que agregue valor ao negócio. Geralmente pensam que contratar um “sobrinho que meche com computador” para elaborar uma logomarca está de bom tamanho. Engano gravíssimo! Não queremos desmerecer o trabalho de muitos profissionais iniciantes que oferecem bons serviços de criação de logomarcas, mas é que a grande maioria dos “donos do negócio” não tem muita noção para se conceber uma marca forte no mercado.
 
Uma boa marca traz muito mais que uma forma bonita de se escrever o nome da empresa. A Construção de uma “logo” exige estudo, pesquisa, visão de mercado, conhecimento do público alvo, tendências e é claro, talento para sintetizar tudo em algo que seja inovador.
 
Além da logomarca, temos que nos lembrar também que existe a Identidade da Empresa ou serviço que vamos disponibilizar no mercado. É necessário a elaboração das diversas peças que compõe a Identidade Visual como Cartões de visita, papel timbrado, envelopes, faixadas, banners, folders promocionais, personalização de frota e website. Tudo isso varia de acordo com o tamanho da empresa ou tipo de produto ou serviço, mas sempre temos que levar em conta a criação das peças.
 
Nos dias de hoje além de pensar toda esta identidade visual é preciso ter em mente, que além dos meios impressos, precisamenos também fazer com que tudo se adeque ao meio virtual, pois não queremos correr o risco de termos nossa marca fora dos padrões web.